Bangers Open Air

Warm up: 2 Maio | Festival: 3-4 Maio, 2025

Fundada em 1996, na Finlândia, a banda rapidamente evoluiu seu som em direção ao power metal e sua trajetória consolido-a como um dos principais nomes do power metal na atualidade.

Sábado

DIAS
HORAS
MIN
SEGS

SONATA ARCTICA

Criado em 1996 na cidade de Kemi, na Finlândia, inicialmente sob o nome Tricky Beans, o Sonata Arctica rapidamente evoluiu seu som em direção ao power metal, mudando o nome para o atual em 1999. O debut, "Ecliptica", trouxe uma mescla de metal melódico, melodias distintas de teclado e vocais poderosos. "Gravamos nossa primeira demo e quando o Stratovarius acabou se tornando grande na Finlândia, isso atraiu atenção para nós, também. A partir de então, ficou bem mais fácil conseguir contrato com uma gravadora, por que os selos passaram a procurar por bandas do gênero", explicou o vocalista Tony Kakko à revista Roadie Crew.

Assim, a banda, completada por Elias Viljanen (guitarra), Pasi Kauppinen (baixo), Tommy Portimo (bateria) e Henrik Klingenberg (teclado), conquistou rapidamente aclamação internacional com álbuns como "Silence" (2001) e "Winterheart’s Guild" (2003), com o hit "Victoria’s Secret".

A presença dinâmica no palco se expandiu com performances ao vivo cada vez mais intensas e presenças em festivais. A trajetória da banda, que atualmente promove "Clear Cold Beyond" (2024), incluiu turnês extensas por diversos continentes, consolidando seu status como uma das principais de power metal da atualidade. Tony Kakko comentou sobre o Brasil, onde a banda se apresenta sempre com destaque desde a primeira vinda, em 2002: "A experiência de tocar no Brasil é algo único, não é igual em nenhum lugar do mundo. A recepção que a gente tem aí é uma coisa fantástica, os fãs são extremamente calorosos".