Vendas abertas
Bangers Open Air 2026

Vendas Abertas

Overdose, pioneira do heavy metal brasileiro, surgiu em 1983 e ganhou destaque com o split Século XX junto ao Sepultura. Após cinco álbuns e turnês internacionais, assinou com a gravadora americana Futurist Label Group nos anos 1990. Em 2024, retornou com o EP Século XXI, mesclando thrash metal com influências brasileiras e críticas sociais e políticas.

Sábado 25/04

DIAS
HORAS
MIN
SEGS

OVERDOSE

Uma das pioneiras do heavy metal no Brasil e na América Latina, a banda OverDose foi formada em 1983, em Belo Horizonte. Dois anos depois, lançou, em parceria com os conterrâneos do Sepultura, o split álbum OverDose – "Século XX" / Sepultura – "Bestial Devastation", um marco na cena metal brasileira. Após diversas turnês e cinco álbuns lançados pela gravadora brasileira Cogumelo Records, o grupo assinou, em 1993, com o selo norte-americano Futurist Label Group, que lançou internacionalmente "Progress of Decadence" (1993) e "Scars" (1996).

O contrato impulsionou a carreira do OverDose para o exterior, resultando em turnês pela América do Norte e Europa e participações em festivais de destaque, como o Dynamo Open Air (Holanda, 1995) e o CMJ Music Marathon (EUA, 1995), onde se apresentou ao lado de bandas como Skid Row e Korn. A banda também realizou turnês como grupo de abertura para nomes consagrados, entre eles Mercyful Fate, uma de suas principais influências, e Grip Inc., projeto de Dave Lombardo (ex-Slayer).

Em 2024, o OverDose retomou suas atividades com o lançamento do EP "Século XXI", composto por cinco faixas. O novo trabalho, gravado pela atual formação, com o guitarrista e membro fundador Cláudio David, ao lado de Victor Santos (vocal), Diego Quites (guitarra), Filipe Duarte (baixo) e Tiago Vitek (bateria), traz músicas em inglês e português.

O primeiro single divulgado nesta nova fase foi justamente da faixa-título do novo EP, "Século XXI", seguido por "João Sem Terra", que incorpora elementos musicais tanto rítmicos quanto melódicos tradicionais do Nordeste brasileiro ao típico thrash metal recheado de groove que caracterizou os últimos álbuns do OverDose. Já "Blind Words", que soa como um thrash metal com pitada rock'n'roll, apresenta uma análise incisiva das estruturas de poder e das falhas nas relações humanas, destacando-se como uma crítica direta às lideranças políticas, religiosas e sociais.