Bangers Open Air

Warm up: 2 Maio | Festival: 3-4 Maio, 2025

Referência no death metal, retorna ao Brasil em 2025 promovendo o álbum "The Underworld Awaits Us All" (2024). Fundada em 1993, a banda traz temática egípcia e técnica apurada!

Domingo

DIAS
HORAS
MIN
SEGS

NILE

Instituição respeitada do death metal, a banda americana Nile atualmente conta com o fundador Karl Sanders (vocal e guitarra), Brian Kingsland (guitarra e vocal), Zach Jeter (guitarra e vocal), Dan Vadim Von (baixo e vocal) e George Kollias (bateria), músicos que promovem o décimo álbum de estúdio, "The Underworld Awaits Us All" (2024).

Formado por Sanders em 1993, época em que as bandas do estilo falavam sobre sangue e corpos mutilados, o Nile se destacou com uma temática que usava a cultura egípcia como principal referência – o próprio nome foi inspirado no rio Nilo. Death metal brutal e extremo falando sobre inscrições egípcias antigas, gravuras em templos, papiros, hieróglifos e pinturas de tumbas que retratam batalhas, rituais e cerimônias religiosas antigas. O mote era este para o debut, "Amongst The Catacombs Of Nephren-Ka" (1998), seguido por "Black Seeds of Vengeance" (2000) e "In Their Darkened Shrines" (2002). Porém, sem se repetir, "Annihilation of the Wicked" (2005), "Ithyphallic" (2007) e "Those Whom The Gods Detest" (2009) mostraram as outras faces do Nile.

Se "At the Gate of Sethu" (2012) surgiu como um disco super limpo e cheio de detalhes técnicos, "What Should Not Be Unearthed" (2015) veio mais direto. Já "Vile Nilotic Rites" (2019) foi descrito por George Kollias como um álbum especial e que representa o espírito de trabalho em equipe que o Nile tem atualmente, algo que, segundo ele, também se reflete no palco. E se o Nile sempre foi bem recebido pelos fãs brasileiros desde a primeira vinda em 2010, certamente deverá receber a mesma acolhida no Bangers Open Air 2025.